Slideshow


domingo, 23 de novembro de 2008

HNSR - Barreiro - Curso de Preparação para o Parto

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=316215&tema=1&pagina=&palavra=&ver=1


Curso de Preparação para o Parto
Para melhorar a qualidade dos cuidados prestados à população, o HNSR reestruturou o Curso de Preparação para o Parto, que tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, com o objectivo de educar a grávida/casal para a parentalidade.

Objectivos:
A preparação para o parto deve ser parte integrante dos cuidados de saúde, estando previsto na Lei 4/84 de 5 de Abril o incentivo a este método.

Este novo curso inclui o método psicoprofilático, realizado pelas Enfermeiras Obstetras desta Instituição, que tem como objectivo diminuir a tensão e o medo da grávida/casal, reduzir a dor no parto e prevenir a depressão pós parto. Com este método pretende-se uma mudança de comportamento da grávida/casal para que participem activamente durante o trabalho de parto e o parto.

Durante o curso a grávida/casal irão adquirir diversos conhecimentos não só sobre a gravidez e o momento do parto, mas também o bem-estar da grávida, a resolução de queixas, técnicas de posicionamento, relaxamento e amamentação, noções básicas de alimentação e os cuidados prestados ao seu bebé, capacitando os futuros pais para o seu novo papel.

A equipa:
O curso é ministrado por uma equipa multidisciplinar do HNSR constituída por:
- Fisioterapeutas com Pós Graduação em Saúde Materno Infantil;
- Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia.

Colaboram, ainda, com esta equipa:
- Nutricionista/Dietista;
- Enfermeiro de Saúde Mental e Psiquiatria;
- Médicos Internos da Especialidade de Obstetrícia.

População-alvo:
- Grávidas da área de influência do Hospital (concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete).

Critérios de admissão no curso:
- Grávida da Consulta de Obstetrícia do HNSR;
- Grávida que expresse intenção de ter o bebé no HNSR;
- Grávida com tempo de gestação de acordo com o planeamento do curso.

(Excedida a capacidade da sala as grávidas são encaminhadas para o Curso de Preparação para o Parto existente no Centro de Saúde da sua área de residência)

Acessibilidade e inscrição:
O encaminhamento da Grávida deve ser feito através de:
- Consulta de Obstetrícia do HNSR;
- Consulta do Centro de Saúde;
- Consulta privada.

Este encaminhamento deve ser realizado até às 20 semanas de gestação, devendo a inscrição ser feita no secretariado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação ou da Urgência Obstétrica e Ginecológica.

Inicialmente é agendada uma Consulta de Fisiatria para orientar a grávida para as sessões ministradas pelas Fisioterapeutas, que terão início entre as 24 e as 26 semanas de gestação. Durante este período a grávida é encaminhada para a Consulta de Obstetrícia de forma a ser orientada para as sessões ministradas pelas Enfermeiras, que terão início entre as 28 e as 32 semanas de gestação.

Horários:
- As sessões ministradas pelas Fisioterapeutas têm a duração de 2 horas, uma vez por semana.- As aulas ministradas pelas Enfermeiras têm a duração de 1 hora, duas vezes por semana, e decorrem durante os dois meses antes do parto e um mês após o parto.

Contactos:
Medicina Física e de Reabilitação – Telefone: 21 214 73 47
Urgência Obstétrica e Ginecológica – Telefone: 21 214 73 59
sexta-feira, 30 de Novembro de 2007 13:00 - Assunto: Geral Fonte: Desconhecido

Sem comentários:

Enviar um comentário